Lucas Arruda

Psicólogo (CRP 06/120777)

Formado pela PUC-SP em 2010

Lucas 2_edited.jpg

Um pouco sobre mim:

Formado em Psicologia desde 2010, e também Psicanalista, atendo clinicamente no consultório presencial e online. Atendo adolescentes, jovens e adultos, além de casais, famílias e grupos. Realizei especialização na clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e me formei como terapeuta de grupo. Atualmente curso uma especialização no SEDES Sapientiae, e integro a equipe do Psicólogos da Internet - PDI. Também atuo como Acompanhante Terapêutico, atendendo desde casos simples até os mais graves, através de convivência nos ambientes que o paciente circula. Sempre procuro me aprimorar com cursos, estudos e supervisões. Moro atualmente em São Paulo, SP - Brasil.

 

Quem eu atendo?

Atendo jovens que estão com dificuldades de inserção em projetos e na vida, adolescentes passando por uma fase complexa de transições, e adultos com diferentes questões existenciais. Pelo trabalho de Acompanhamento Terapêutico tratei com alguma frequência questões de psicose, bipolaridade, esquizofrenia, autismo e questões existenciais intensas.

 

Como é a terapia comigo?

Procuro deixar o paciente confortável para que gradualmente possa ir se expressando, se colocando e se descobrindo. Trabalho com o método da Psicanálise e, embora haja uma teoria sobre a condução das sessões, a terapia é uma vivência, algo que precisa ser experienciado pelo paciente para entender como é. Trabalho com a ética de que cada paciente tem suas particularidades. Geralmente vou escutando a pessoa dizer livremente o que ela quiser e quando sentir que devo fazer um comentário ou intervenção, eu faço. Normalmente sou participativo e vou, ora ajudando a pessoa a falar mais, ora oferecendo construções a respeito do que ela está falando, e por vezes realizo interpretações.

 

Qual a frequência das sessões?

Nos primeiros encontros irei avaliar a frequência de sessões recomendadas na semana. Após essa avaliação ser comunicada ao paciente, ele informa suas próprias possibilidades e entramos em um acordo. Geralmente as sessões ocorrem uma vez por semana. Em alguns casos em que se busca uma intensificação do processo são recomendadas duas ou três sessões na semana. E apenas em alguns raros casos pensamos na frequência de sessões de 15 em 15 dias. 

 

Quanto custa o serviço e qual a forma de pagamento?

O valor da sessão é R$ 250,00. Trabalho com transferência bancária, PIX, ou PayPal.

Importante:

As primeiras sessões sempre são para eu conhecer o paciente e só serão cobradas se o paciente permanecer na terapia. Essas sessões iniciais são para avaliar como será o processo terapêutico e a frequência dos atendimentos.